Santa Rita do Passa Quatro, de Zequinha de Abreu ao Magestoso.

Festival Zequinha de Abreu

Santa Rita do Passa Quatro, lugar mágico no topo das formações geológicas chamadas cuestas basálticas que cortam o estado de São Paulo.

Santa Rita do Passa Quatro  faz parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto com um pouco menos de 30.000 habitantes que em alguns pontos atinge até 1,000 metros em seu ponto mais alto, no Morro do Itatiaia. Uma das características mais marcantes do município é a sua localização em um dos pontos mais altos das formações geológicas chamadas cuestas basálticas que cortam o estado de São Paulo e dominam a paisagem. Outra característica marcante é a área de transição entre mata atlântica e cerrado, que favorece uma fauna e flora rica e muito específica. 

Além de possuir as quatro estações bem definidas, a Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro tem em sua extensão territorial rios importantes, como o Mojiguaçu, inúmeras Cachoeiras, o Parque Estadual do Vassununga, a reserva florestal Pé-de-Gigante, que além de abrigarem uma grande variedade de espécies nativas da fauna e flora, abriga um grande acervo de espécies de jequitibás-rosa (Cariniana legalis), talvez o maior do mundo. Dentre os jequitibás encontra-se o “Majestoso” (Cariniana legalis com idade estimada em 3 030 anos e 40 metros de altura), uma das maiores e provavelmente a mais longeva árvore do Brasil, com aproximadamente 3.000 anos de idade. 

O povoado recebeu o nome de Santa Rita em homenagem à Rita Ribeiro Vilela, devota de Santa Rita de Cássia e doadora do terreno onde foi erguida uma pequena capela em homenagem à Santa. A terminação “do Passa Quatro” foi acrescida devido ao riacho que, na época, cruzava a estrada de acesso ao povoado quatro vezes. 

Outro fato histórico e importante na formação cultural do Município foi o nascimento do consagrado compositor Zequinha de Abreu, autor do mundialmente famoso chorinho Tico-tico no Fubá, além de outras canções como Branca e Tardes de Lindoia. Zequinha de Abreu é até hoje fundamental na cultura santa-ritense, sendo seu nome e sua obra, vistos em diversos locais do município. 

A culinária do município é rica e muito famosa por seus doces caseiros que são fabricados por tradicionais produtores da cidade, sendo os carros chefe a goiabada cascão, o doce de leite, o fudge, o chocolate, o doce de abóbora, dentre outros que além de serem conhecidos em toda a região também são importantes fontes de geração de emprego e renda no Município. 

(Centro de Atendimento ao Turista)– Praça Poeta Mário Mattoso 

telefone (19) 3584 5974. 

https://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br 

turismosantarita- facebook 

turismosrp4- instagran 

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
Email

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MANOEL PEDRO LEAL
MANOEL PEDRO LEAL
9 meses atrás

UMA BELA CIDADE TERRA DO MAIOR MÚSICO BRASILEIRO

1
0
Would love your thoughts, please comment.x

Baixe o app da TV MOGIANA